terça-feira, 13 de maio de 2008

Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social


Nesta unidade você estará desenvolvendo atividades para entender:
  • Conceito de Mídias e Tecnologias;

  • Conceito de Software e Hardware;

  • Introdução ao Linux Educacional e Internet;

  • Contextualização das Tecnologias Aplicadas à Educação;
ATIVIDADES PRESENCIAIS

Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
Impress: APRESENTAÇÃO DO CURSO: cronograma, ementa, objetivos e tutoras;
Impress: APRESENTAÇÃO DO CONCEITO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS;
Impress: CONTEXTUALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO;
4. Apresentação do vídeo sobre tecnologia da informação e comunicação: O PODER DA MÍDIA.
5. Construção de um painel coletivo pelos cursistas: a partir das apresentações e vídeos, cada dubla irá conceituar: O que é mídia? O que é tecnologia? utilizando texto e imagem; cada dupla irá apresentar seus conceitos ao grupo e fixá-lo no painel coletivo.
Abrir para discussão.
Impress: Apresentação do conceito de Hardware e Software
INTERVALO
Apresentação dos slides do Linux Educacional: contando um pouco de sua história e o porquê de adotarmos este sistema operacional nas salas informatizadas das escolas públicas;

apresentação do KDE, explorando e informando a função de todos os aplicativos existentes no mesmo (área de trabalho)

Manuseio por parte dos alunos:

· acessar com login professor;

· explorar o menu:

· localizando o aplicativo escritório (identificar o editor de texto, apresentaçõe e planilhas);
· localizar o aplicativo Ministério da Educação (explorar Rived, Dvescola, Obras de Domínio Público e Hinos nacionais);
· localizar o aplicativo Educativo (Explorar conteúdos da sua disciplina: matemática, ciências e idiomas)
· Jogos.

ATIVIDADES DE ESTUDO À DISTÂNCIA:


1) Construção de um texto individual: "MINHAS VIVÊNCIAS UTILIZANDO MÍDIAS E TECNOLOGIAS" (Cada cursista deverá trazer esta atividade manuscrita no próximo encontro presencial - obrigatória)


2) Ler o texto Conhecendo um PC . Fazer uma pesquisa na INTERNET sobre a configuração de computadores e, em seguida, utilizando os conhecimentos adquiridos com as leituras e as orientações da tutora, escolher um bom computador para sua escola. Enviar esta atividade para o e-mail de sua tutora. (Obrigatória)

Nenhum comentário: